sábado, 26 de julho de 2008

Um mistério a se revelar: O Silêncio!!


Certas ocasiões em nossas vidas que o melhor que temos a fazer é ficarmos em silêncio...
A Palavra nos adverte que devemos ser tardios no falar...

Pq isso??
As palavras em momentos inoportunos podem transmitir um universo de fraquezas, doenças na alma, falta de fé (incredulidade) e outras imperfeiçoes em nosso caráter.
Somos dados a falar demais, somos ativistas compussivos, temos que falar ou fazer algo pra disermos que estamos bem. E transferimos muito disso a Deus! Queremos que Ele nos fale em meio as nossas reuniões cheias de programações e momentos de avisos, cheios de atividades semanais e convocações para multirões para realizações de algo que vai nos fazer muito úteis.
Perdemos o "felling" que o Senhor se move tb no silêncio dos nossos corações!!
Em I Reis 19:12 diz que Elias esperava que o Senhor falasse ou se movesse em meio ao terremoto, em meio ao fogo, mais o Senhor só se moveu quando Elias aquietou seu coração e só então lhe falou em meio a uma brisa suave e delicada.
Em Eclesiastes 3:07 nos diz que existe um tempo que devemos nos calar...
Que tempo é esse?
Podemos ver em um exemplo perfeito na Palavra de Deus que se encontra em Lc 1:20 , diz que Gabriel (Arcanjo) traz uma palavra da parte de Deus pra Zacarias ( Sacerdote), Gabriel não veio falar de uma coisa que talvez acontecesse, mais veio trazer um comando do Senhor para Zacarias, para que ele soubesse como agir diante do que Deus estaria fazendo naqueles dias e que envolveria diretamente a ele e sua esposa ( Isabel ).
Esse plano fazia parte da implantação do sEu Reino na terra. Que era o nascimento de João Batista, que iria preparar o caminho do Senhor!!!
Mas o que aconteceu com Zacarias??
Que diante de Gabriel o anjo que assiste diante de Deus, que é conhecedor de muitos mistérios da parte de Deus (inclusive foi Gabriel que foi encarregado de entregar a notícia a Maria sobre o nascimento de Jesus). Imaginem a figura desse anjo!!! Que expressava tanta autoridade e certeza de Deus!!
Zacarias abriu sua boca para duvidar, pq sua esposa era estéril...
E Gabriel expressou e revelou para Zacarias e tb para nós mais um mistério da parte de Deus: O Silêncio!!!
E disse Gabriel no verso 20 : " E eis que ficarás MUDO, e não poderás FALAR até ao dia em que estas coisas aconteçam, porquanto não crestes nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir."
Puxa! Quando li essa parte pude ver que o silêncio em certas ocasiões é a atitude mais inteligente a se tomar.
O silêncio pode expressar tanta coisa boa : Pode espressar maturidade, mansidão, certeza de Fé, autoridade...
Enfim! O Silêncio é uma arma contra a precipitação!!!
É engraçado que até na música não é diferente, quando somos principiantes, queremos colocar muitas notas, convenções, frases, viradas e grooves em momentos que uma pausa seria eficaz e lindo!! E qd atingimos uma maturidade musical procuramos a simplicidade e a limpeza dos arranjos com pausas, menos notas e dinâmicas!! Onde até usamos uma frase muito famosa em estúdios de gravação : " O pouco é muito!! "
Simbolizando essa maturidade musical!!
No dia à dia tb o silêncio expressa autoridade, quando vemos uma pessoa com uma postura respeitosa, e só de olhar sua aparência e comportamento já conseguimos discernir que se trata de alguém importante: um Coronel, um Juíz etc.
Quando você entende que quem te levanta é o Senhor, não precisa que vc diga que ocupa uma posição de liderança ou algo semelhante, o próprio Deus te respauda em suas atitudes, as pessoas vão perceber isso, sem que elas sejam comunicadas!!
Na vida com Deus é assim, quando recebemos uma palavra, uma graça, um ministério, um dom e etc... Devemos acima de tudo com o silêncio refletir humildade diante do Senhor e durante a caminhada sermos responsáveis em nosso posicionamento e comentários.
Para que sejamos respeitados e respaudados qd nos posicionarmos a cerca de qualquer coisa!!
Sabe! Quando cumprimos esse periodo de silêncio o Senhor nos respauda!!
No vers. 63 Quando perguntaram a Zacarias a cerca do que a nove meses tinha recebido a palavra, qual era o nome do seu filho? E Zacarias escrevendo o nome de João todos se maravilharam!!! Podemos observar que ele não falou ou se comunicou com ninguém durante esses nove meses, ele cumpriu o silêncio!! E qd Zacarias se posicionou a falar ( escreveu) dps desse periodo, o Senhor o respaudou e tds diz a palavra, se maravilharam e respeitaram aquele momento...
"E sua boca boca se lhe abriu, e sua língua, saltou, e falava louvando ao Senhor"

E no verso 65 diz que houve temor sobre todo o povo que estava alí assistindo a Zacarias que assim veio a assinar um dos mais belos cânticos ao Senhor nos versos 67 à 80.
Precisamos como homens de Deus discernirmos esse periodo em nossas vidas, por muitas vezes não aprendi essa dádiva e me expus em vários momentos que só precisava ficar quieto e deixar que o Senhor me respaudasse!
Quantas vezes matei alguém com minhas palavras, hoje o Senhor me chama e te chama a silenciarmos diante de SUA presença, para que em tempo oportuno ele nos exalte!! Deixemos que essa Palavra nos ensine e nos amadureça para que um dia cheguemos a estatura de varões perfeitos ( pessoas melhores ).
" Só descobri o valor do silêncio no dia que resolvi calar para não magoar alguém! "