segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ser músico ou não ser... eis a questão!



Tenho recebido alguns emails me perguntando sobre essa questão e tenho tentado explicar um pouco o que tenho ouvido e experimentado nesses anos tocando ou ministrando...rs algumas fichas demoraram a cair em meu entendimento sobre essa questão de ser um "músico ou ser um adorador" uma coisa não está longe da outra, nunca esteve e por favor não vamos permitir que um dia esteja!!
Se alguém recebeu esse maravilhoso dom, por favor não o despreze! eu msm entrei em uma paranóia por um periodo, desprezando aquilo que Deus plantou em mim...achava que para ser um adorador tinha que renunciar a música, viver em santidade e ser um ministro não podia pensar em música ou ser um músico, até não dava mais valor ao estudo do meu instrumento, pensava q não precisava estudar para tocar diante do Senhor.
Por muitos anos a igreja (extrutura) sofreu um pouco em relação a vida e ao testemunhos dos ditos músicos, que não tinham nenhum compromisso com a santidade de Deus, eram taxados muitas vezes como rebeldes e por inumeras vezes com razão, por causa dos escandalos e falta de temor de muitos, outras só por causa de um pré-conceito msm. Um rótulo que até nos dias de hj é dificil reverter a situação.Os músicos se convertiam e não tinham um acompanhamento necessário e já exerciam a função, que por muitos anos foi tratada como o periodo de intretenimento do culto, periodo para esquentar ou animar o público, até que chegasse o "momento mais importante de culto" a Palavra ou a pregação.
Os líderes e pastores não estavam tão preocupados com a "vida espiritual" dos seus músicos, só queriam ver a roda girar para q a lucrativa fábrica não parasse de funcionar... quanto mais os músicos fossem bons melhor era para a fama da congregação que ostentava a afirmação de que era a melhor equipe de louvor da cidade! Mas esses desorientados (músicos da época) tinham que conviver com uma personalidade artística que os impulsionava a serem famosos, vaidosos e a serem notados e conhecidos...o sucesso era o objetivo de muitos que exerciam a função!! Padrões e dogmas mundanos que invadiram as nossas igrejas, pela porta da frente é claro!!
Era chegado a hora desses músicos ter mais responsabilidades, ter mais espiritualidade e logo veio a época dos chamados LEVITAS... uma forma genial de trazer mais seriedade a esses músicos, acredito que a boa intenção dos líderes da época acabou surtindo um bom efeito em muitos, que se sentiram até graduados...agora não sou um músico, sou um levita!! kkk
E em muitos outros casos foram criadas lendas, inverdades que se tornaram verdades no meio de todo arraial e trouxeram problemas tanto para músicos, quanto para a saúde da igreja! Colocaram um fardo em cima dos "levitas" sem q os mesmos tivessem preparo ou responsabilidades de fato com o que foi imposto...antes rebeldes que não serviam para nada, agora separados para trazer a glória de Deus para o culto e levar o público até Deus tb... ufa!! que fardo hein!!rsrs
Os ministros subiam no palco com a incrível responsabilidade de levar o povo até a presença de Deus, por isso o povo se tornou um eterno expectador e avaliador dos cultos muitos diziam em diversas situações: Hoje o culto não foi legal, nem me arrepiei...tb o cara não puxou aquele louvor que me faz subir aos céus toda vez q escuto!! (rsrsrsrs)
Os ministros eram verdadeiros animadores de público, tentando mexer com as emoções e sensações da igreja, para que eles sentissem o tal do arrepio... frases e questionamentos famosos do tipo vc é músico ou adorador? começaram a impestiar o povo com engano...
O que foi criado com uma boa intenção se tornou um monstro em nosso dia a dia como igreja, músicos ruins começaram a aparecer, com a desculpa de que Deus não precisa da minha técnica para se agradar da minha adoração... e por aí vai!
Hoje tenho aconselhado a muitos a que procurem como músicos ou não, a que tenham uma experiência com a pessoa de Jesus, e a estudarem a palavra de Deus aonde está a resposta para todos os questionamentos que possamos ter, assumir o sacerdócio e o seu destino em Deus!!
Em Hb 7:10,11,12 e 17 vimos que somos sacerdotes agora por uma ordem superior, a ordem de melquisedeque...
Em I Pedro 2: 4 e 5 diz que fomos edificados casa Santa, sacerdócio Real .
Aprendemos então que todos somos sacerdotes segundo o sacrifício de Jesus, na nova aliança não somos mais comparados a tribo de Levi que foram muito importantes, separados para o serviço...ms que não espulsavam demônios e não curavam os enfermos e nem ressutavam os mortos! nós hoje somos de uma ordem superior...e não só os músicos, mas todos em cima do púlpito ou embaixo prestando culto, temos essa responsabilidade como filhos, guiados por Deus!!
Vamos parar de dizer que os ministros tem a responsabilidade levar alguém ao santo dos santos, o véu já foi rasgado, todos nós temos como função e responsabilidade sermos adoradores e intercessores pois era isso que os sacerdotes faziam no A.T
Muitos músicos hoje ainda ficam confusos em relação ao seu destino e seu papel no Reino de Deus, pois existem os dons que foram presentes, armas, dádivas que o Senhor nos concedeu para irmos e penetrarmos em lugares que nunca iriamos se não fosse por essa via... mas existe um papel uma função e um designo sobre a tua vida... por exemplo: se vc hoje é um empresário, Deus está querendo usar esse dom que ele te deu para a implantação do sEu Reino aqui na terra, se vc é um dentista ou um Gari o Senhor precisa de vc em seu consultório ou no momento em que vc está varrendo as ruas da cidade, para profetizar como sacerdote que hoje vc é, para que o Reino dos céus venha para terra e que o governo do nosso Deus seja absoluto em sua cidade.
Hoje vc que é músico não despreze aquilo q o Senhor te deu, se aperfeiçoe e estude...pq uma vez que vc já sabe que o seu destino e o seu papel no Reino é profetizar como sacerdote, é adorar e interceder para que o Reino seja manifesto hoje aqui na terra, Deus vai te levar em alguns lugares que vc nunca imaginou estar por causa da música, e lá vc vai manifestar as obras e o poder de Deus, e a criação que está com uma ardente expectativa pela manifestação dos filhos de Deus na terra, vai se deparar com essa glória e presença quando escutar a tua música ou o som do teu instrumento...hoje vc é um sacerdote que carrega a responsabilidade de manifestar as obras do Senhor por onde vc passar, e tudo isso pela graça de Deus...
Não tem problema nenhum vc ser um músico, desde q hj vc exerça seu papel de sacerdote por onde vc for...estude e profetize com o seu instrumento, liberte a muitos da opressão do diabo, cure a muitos e ressucite os mortos em nome de Jesus!!
Manifeste o Reino de Deus por onde vc for, influencie a muitos a viverem em Santidade e no temor do Senhor!!

Nenhum comentário: