segunda-feira, 26 de julho de 2010

Frutos ou Obras ?


Muitos, inclusive eu tb já me confudi bastante com isso... o que é mais proveitoso e primordial na vida de quem vive em Deus?
Estava meditando sobre isso com minha esposa e compartilho com os irmãos algo que nos veio a mente, sobre esse assunto!
Quando a árvore está em seu estado maduro e na fase de frutificar, ela dá sinais disso, muitas vezes com suas flores, indicando assim que vai frutificar... a fase da frutificação é interessante pois nós como homens enxergamos o fruto como algo que a árvore nos oferece, algo bonito e gostoso ao nosso paladar... quem é que não gosta de uma manga docinha tirada do pé?
Eu não sou biólogo,botânico ou um profundo entendedor desse assunto, ms o que consegui pesquisar foi que, o fruto é muito mais do que uma fruta gostosa que nos faz deliciar... o fruto é a camada protetora da semente, é o revestimento de proteção do que podemos chamar de: o embrião de uma árvore.... que está em sua plena forma madura e preparada para frutificar!
Uma vez eu escutei uma frase de efeito que se encaixa muito bem nessa hora... "Quando Deus vê uma semente de abacate, ele não vê um abacate ou um abacateiro, Ele vê um pomar de abacates!"
Como podemos observar, a semente é muito mais importante do que qualquer fruto ou fruta, seja ela saborosa, bonita ao olhar... a semente é o embrião de uma árvore!
E a obra? a obra pode ser uma expressão ou a concretização de algo aparente... para uma pessoa fazer uma obra em sua casa, é necessário ter dinheiro? Sim e não! Não, pq ela pode ter pego um empréstimo para fazer a tal obra... é msm coisa se alguém compra um carro zero quilômetro... ela precisa ter dinheiro? sim...mas pode ser que não!! Hoje em dia é muito facil alguém tirar um carro zero na agência, sem entrada e com leves prestações até a morte...rsrs
Então podemos dizer que as obras se classificam em coisas aparentes, e vcs sabem: "As aparencias enganam muito!"
Voltando para a árvore, as obras podem ser representadas pelas frutas...aparentes, deliciosas, satisfatoriamente bonitas...
Os frutos podem ser representados pela semente...é a parte mais importante para a árvore, pois está querendo frutifica-la e multiplica-la em dezenas dela...
A semente é algo que ninguém consegue ver a primeira vista, já nós enchergamos as frutas gostosas...mas não conseguimos dimencionar que aquela fruta é para árvore só a camada protetora da semente, que é o embrião da árvore!!
No dia a dia nos confundimos muito com isso, olhamos e prestamos atenção, só no que é aparente e no que é bonito,mas não conseguimos enxergar os frutos na vida de uma pessoa.
O paralelo disso é que Deus é a árvore e nós somos os seus ramos...as obras são as frutas, aparentes e vistosas... e os Frutos é a semente, não aparente mas o mais importante para a árvore (Deus)
Prova disso é que quando estamos diante de um pé de manga, nós pegamos a manga, a chupamos, e jogamos sua semente no lixo... fazemos isso naturalmente, pois a semente de nada nos serve naquele momento...pois já desfrutamos da sua parte boa!!
E para a árvore o que era mais importante? Como vimos anteriormente, com certeza a semente é a parte mais importante para a árvore... mas para quem comeu a fruta o mais importante já foi consumido... Vejamos o que diz Mateus 7:22 e 23

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

Ficamos admirados com aqueles que curam em nome do Senhor, que profetizam que expulsam os demonios que fazem sinais e maravilhas... mas vimos o que a Palavra disse em relação a isso...as obras, são aparentes e vistosas!!

Mas como vamos indentificar se alguém está enchertado na videira, verdadeiramente?

Com certeza pelos frutos que essa pessoa dá, que muitas vezes não são aparentes ao olhar, mas são sementes que vão germinar e multiplicar... e que uma hora ou outra vão aparecer, mas ninguém derrepente vai saber quem as frutificou!!

Dêem suas sementes e frutifiquem no Senhor!!

Um comentário:

Semeando disse...

Boa noite ...Louvo a Deus pela sua vida e agradeço muito por ter postado tal assunto.

Eu estava justamente discutindo esse assunto com minha esposa e resolvi buscar na net e me deparei com essa jóia .

Que Deus vos abençoe.

Grato
João Bosco
jbnewsbosco@gmail.com