sábado, 28 de agosto de 2010

Complexidade de uma história simples, comum e infinita!!


Imagine que você estivesse em um lugar comum e encontrasse uma pessoa, e que essa pessoa te fizesse algumas perguntas, forçando uma conversa e logo vc percebesse que essa pessoa não fosse tão comum como parece... e depois de alguns instantes vc descobre que está falando com uma pessoa muito importante, por exemplo: Um Rei
Foi assim que aconteceu com uma mulher Samaritana, ao estar em um lugar comum (um poço) e encontrou com o Messias de quem ela muito ouvira falar e aguardava pelo dia em que Ele chegasse e revelasse tds as coisas...
O que teria a oferecer uma mulher Samaritana, uma pessoa comum e até discriminada pela sua cultura, e seus pecados habituais... o que teria uma mulher dessa a oferecer ao Messias?
Seria um copo de água? já que estava fazendo muito calor e o Messias deveria mesmo estar com muita sede em que pudesse assim, se rebaixar e pedir a essa mulher insignificante um copo de água.
A Bíblia é recheada de histórias de pessoas comuns, em seus cotidianos completamente comuns... o dia a dia de um povo comum que era chamado de Povo de Deus, Principe de Deus... povo de Israel!
Em uma visão atual das coisas, seriam histórias simples com um alto teor de importancia, uma micelânea de valores... em muitos casos com uma pitada de desigualdade, social, moral e até msm espiritual!
Jesus sendo o centro dessa história como o protagonista, o foco principal desse livro...td apontava para Jesus!! Esse mesmo Jesus em um cenário completamente comum, vivendo, se relacionando, ensinando, curando, discipulando pessoas extremamente simples e comuns. E convivendo com pessoas discriminadas moralmente, pessoas com seus valores duvidosos...ladrões, prostitutas, endemoniados, terroristas... enfim! uma história jamais contada antes, a Bíblia nunca foi escrita para ser um conto de fadas ou uma história bonitinha com um final feliz... até pq se levarmos em conta o fato em que o ator principal morre no decorrer da história... a ressureição vêm com um teor de continuidade, mas a loucura dessa história é que ela não acaba ali naquelas páginas escritas... ela se estende até os dias de hoje com pessoas comuns como eu e vc ... esperando anciosamente pelo final dessa história que por mais louco que possa parecer é o começo dela...pois essa história "termina" com a eternidade...rsrsrs
Realmente é muita loucura para a cabeça de um homem, sem ter a revelação do Espirito Santo, entender o que é verdadeiramente incompreensível na visão carnal!!
O foco é que Deus usa um cenário e uma visão muito diferente da que nós por exemplo iriamos usar para escrever uma história bonita... Deus não tem compromisso nenhum com regras, que na verdade foram criadas por nós mesmos...essa história não tem nenhuma pretenção de ser bonitinha, triunfalista ou positivista!!
Ela fala de derrotas, fracassos, pessoas fracas e doentes, doentes de alma e tb fisicamente, pessoas que morreram de forma desumana, decaptadas, crucificadas, traídas, apedrejadas, pessoas pobres...trabalhadores, presidiarios, loucos... Jesus o protagosnista contracenava com esse tipo de pessoa.
Os sentimentos tb eram diversos no decorrer da história, sofrimento, aflição, medo, fome, raiva, insatisfação, abandono...
Fico imaginando se essa história acontecesse aqui no Brasil! Toda a história da Bíblia é bem fiel ao tempo e a cultura de um povo...ela fala do dia a dia de pessoas comuns como eu ja disse!
Imagino que Jesus em um contexto Brasileiro, nascesse em meio à uma comunidade ( favela ) em que seus conteporâneos fossem pessoas comuns como ladrões, traficantes, prostitutas, mendigos... e suas palavras fossem contra a desigualdade social, contra a religião, a favor da preservação a natureza. Acredito que seus opositores seriam algumas igrejas de hoje, seus discipulos seriam de diversos contextos: Ripies, ex-traficantes, ex-moradores de rua, trabalhadores como metalurgicos, camelôs , jogadores de bicho ....rsrs
Sua luta contra o partidarismo, a ganância por dinheiro, contra a corrupção e luta pela paz e pelo respeito em nossa cidade... visitaria os presidios, as delegacias, lugares bohêmios como a Lapa, hospitais públicos...
Cara imagina uma história assim?! Como iria ser compreensivel e não fantasiosa para muitos?
Pois é, eu só quis dar um paralelo e parafrasiar essa história de um Rei que conviveu com plebeus e nos ensinou que poderiamos ter uma história até muito mais bonita do que qualquer conto de fadas... em um contexto comum e simples como o nosso!
Enxergo hoje a Bíblia assim, são diversas histórias de pessoas simples, que passaram por situações diversas em seus cotidianos... mas que tiveram êxito por colocar as suas expectativas naquele que ainda está escrevendo essa linda história...Deus o bom escritor, o criador de toda arte, sua mente emana criatividade e sabedoria... Ele que tem o prazer de ter nas suas mãos o instrumento de um hábil escritor que dá à vida a trajetória da Eternidade.
Essa história nunca terá fim!!

Nenhum comentário: