quarta-feira, 12 de março de 2008

A Unção do Amigo!!! ( Primeira parte)




Definição da palavra amigo no dicionário Aurélio > Quem Ama; quem estimula; aliado; ligados...
Tenho nesses dias aprendido mais acerca dessa palavra, tenho valorizado e tentado praticar o que tenho recebido do Senhor sobre esse assunto...
Quando era criança, já passando para adolescência, ouvia os adultos comentando sobre esse assunto, eu ficava chocado com os comentários totalmente desconfiados; e alguns comentários cheios de mágoas. Não entendia como fazer amigos, uma prática tão fácil de executar, ainda mais para mim que sempre amei fazer novas amizades; como poderia ser tão complicado para os adultos!!!???
Parece que eu tinha uma facilidade tremenda de ter vários amigos em diversos lugares onde tinha uma atividade; na escola, na rua onde morava, no karatê, na rua onde minha minha avó morava, onde eu passava minhas férias, na congregação onde me converti...
Parecia que ao passar dos anos, minha lista de amigos ia crescendo! Na adolescência, tive algumas decepções com alguns amigos, mas nada como a pureza e a falta de maturidade da adolescência para passar por isso numa boa, afinal tudo era festa, ainda não echergava as coisas sérias da vida!!!
Quando veio a juventude os conceitos, valores, foram mudando tomando forma ; já estava amadurecendo em minha maneira de me relacionar com pessoas no trabalho, na escola e assim ter uma visão que nem todo mundo era meu amigo de verdade, como eu pensava na minha adolescência. Já conseguia separar os sentimentos de colega, que são aqueles que nos relacionamos profissionalmente, em nosso trabalho ou faculdade; do sentimento de amigo de verdade que andamos juntos e conseguimos relatar o jeito e as manias de cada um, a quem nos confidenciamos, a quem ficamos felizes com as conquistas e choramos juntos quando acontece algo ruim...


Enfim! Quero compartilhar aqui uma palavra que o Senhor tem me ensinado, acerca de como devo me comportar com meus amigos! O Senhor me levou a refletir sobre a mais linda história de amizade que eu já ví em minha vida, a de Jonatas e Davi; e dessa história tirar muitas lições pra mim e me ajudar tb a escolher melhor meus amigos!!!



Todo mundo já estudou sobre monarquia né? Nós sabemos que na monarquia existe um rei e que o reinado do msm só termina quando acontece uma coisa: Quando ele morre!
E quem tem direito ao seu trono é sempre seu filho, de preferência o primogênito...
Para o rei ser admirado pelo povo ele tinha que ter alguns requisitos; tinha que ser valente, justo e com isso ele tinha o respeito do povo que era tb um requisito importante, ser respeitado!!



O primeiro rei de Israel foi Saul, no inicio de seu reinado Saul tinha essas atribuições, mas os anos foram passando e todo o povo já não o aguentava mais, nem o Senhor estava satisfeito com Saul !
Saul tinha um filho, que era o inverso dele, ele era um valente de guerra, estava sempre na frente das batalhas, era um jovem justo e respeitado por todo Israel, ou seja, todas as qualidades de um bom rei, sendo assim um ótimo futuro pra nação de Israel, já que a tradição era essa! Que o primogênito tinha como herança o trono quando o pai morresse.
Em I Samuel 14 podemos observar quanto o futuro rei tinha todas as qualidades pra ser um ótimo rei; Jonatas venceu várias batalhas a frente do exército ( ele era valente);
Verso 29 > Jonatas se mostrava diferente do seu pai, ele via que o seu pai turbava o povo;( era justo)
Verso 45 > O povo o defendeu de ser morto pelo seu próprio pai, mostrando todo seu respeito e reconhecimento da sua pessoa ( era respeitado).

Mas tem um porém nessa história, com toda a falta de obediência e temor de Saul seu pai , Deus resolveu que nem Saul e nem ninguém de sua familia iria mais reinar em Israel, Deus iria preparar outro, que tivesse todas as qualidades de um rei ( valente, justo, respeitado) e que tb tivesse um coração que fosse disposto a obedecer, e um coração cheio do temor do Senhor!



O Senhor manda Samuel o profeta, ungir a um jovem de familia humilde, rei de Israel! Sendo Saul ainda rei, e respaudado pela lei humana, com direitos de reinar em Israel e depois que viesse ele a morrer seu filho mais velho tb tinha todo direito natural de reinar sobre Israel!
Mas a história foi bem diferente! Davi aparece no cenário de Israel, fazendo proezas, caindo nas graças do povo, quando foi responsável pela derrota do gigante Golias que veio afrontar o povo de Israel!!!
I samuel 16 nos relata essa história de um jovem anônimo, ms que foi ungido e escolhido para reinar!!
Em I samuel 18 que a fama de Davi era tanta que o rei gostaria de conhecer a Davi, e quando Davi se apresenta ao rei, logo Jonatas que era um jovem justo e sensível a ouvir a voz de Deus olhou para Davi e reconheceu a autoridade que estava sobre a sua vida, viu que ele era ungido! Surge daí uma amizade!!!
verso 03 > Diz que o sentimento de amizade foi tão forte que Jonatas e Davi fizeram uma aliança; e diz que Jonatas se despojou da sua capa, sua espada, sua veste...
Profeticamente essas peças tem um significado, veja:




  • Capa > Unção


  • Espada > Autoridade


  • vestes > Reconhecimento, pureza e humilhação


Sabe o Espirito me mostra o quanto devemos aprender com essa atitude de Jonatas, que msm com todo o direito, abdicou de tudo pelo seu amigo Davi, abrindo mão de sua posição, abrindo mão de sua autoridade e reconhecendo Davi superior a ele, reconhecendo que ele tinha recebido da parte de Deus a unção para governar Israel.



Quantos de nós que não abrimos mão de coisas mais inferiores do que um reinado?! Talvez vc se sinta o rei em sua igreja, dizendo assim: Eu sou o Pastor dessa igreja e não abro mão!!!



Quantas vezes nós que somos músicos não abrimos mão de tocar, para outro irmão exercer o seu chamado tb, nos achando o rei da cocada preta!!!kkkkk



Eu já agi assim!!!Achava que eu era o ungido, o que tocava mais!!Quer saber de uma coisa??



Deus resiste aos soberbos e dá graças aos humildes!!! Fui abatidoo!!!kkkk



Quantas vezes em nossas amizades; queremos lucrar sempre; não queremos perder jamais; não nos portamos como menores e queremos sempre ser superiores ao nosso companheiro; temos inveja da conquista do nosso amigo; não compartilhamos aquilo que recebemos da parte do Senhor; somos egoístas; egocêntricos; olhamos só pro nosso umbigo... "farinha pouca meu pirão primeiro!"



Vamos fazer como Jonatas que ao ver seu irmão sendo levantado por Deus, saiu de cena!!! Na verdade, o que ele fez não foi sair de cena e sim foi um dos responsáveis pela ascenção de seu amigo, e foi um dos pricinpais personagens da história maravilhosa do rei Davi...



Quando nos colocamos nessa posição o Senhor não nos deixa sermos esquecidos, Ele nos honra por nossa atitude!!



Por ser muita coisa, gostaria de dividir essa palavra em partes para nossa melhor compreensão dos fatos!!!!



Acompanhem! Na parte II falarei mais sobre o resultado de receber a unção do amigo!!!!







Nenhum comentário: