segunda-feira, 17 de março de 2008

Unção do Amigo ( Segunda Parte )




Quando recebemos essa unção somos abençoados, no verso 06 de I samuel 18, Davi é abençoado, liberado pelo seu amigo Jonatas. Quando analizamos a personalidade de Davi, podemos ter certeza que msm sendo ungido por Deus ele esperaria até que Saul viesse a renunciar ou morrer, e o msm aconteceria se Jonatas não o reconhecesse.


Temos vivido uma época muito competitiva em nosso mercado de trabalho, onde as pessoas estão a cada dia aprendendo a serem mais individualistas. E no cotidiano temos sido contagiados pela frieza capitalista e consumista dos americanos. Fiquei chocado quando vi uma reportagem que dizia que um homem americano estava ficando rico pq teve a idéia de abrir uma agência de abraço, é isso msm! Eles vendem um abraço, vc compra uma sessão de abraços e ali vc pode tb desabafar seus problemas...


Onde vamos parar?! Em uma geração que tem aprendido na TV a serem competitivos para ganhar 1 milhão, podendo passar por cima de qualquer um fazendo intrigas, sendo politico e falso!! Recebendo o titulo de Big Brother, banalizando o sentido de ser irmão, o sentido de ser amigo, revertendo o sentido da palavra competitivo para desonesto, ou falso!!!


Sabe uma das armas que Saul usou pra tentar seduzir Davi, foi o dinheiro! Ele tentou comprar Davi oferecendo pra ele sua filha mais velha, com a promessa de pagar o dote. I Samuel 18:29 Mas acabou só respaudando ainda mais o futuro reinado de Davi ja que Davi não ficou com a filha mais velha de Saul e sim a mais nova, filha essa que amava de verdade a Davi, qd mais tarde Saul e Jonatas morrem, além da unção que Samuel tinha ungido a Davi Rei, ele foi respaudado por ser esposo da Filha de Saul !!!!
A ira, a inveja de Saul era tão aparente que a todo momento que Davi estava tocando sua harpa, ele vinha com uma lança para matá-lo. Sabe, não fique surpreso quando vc msm desarmado vier ser afligido por lanças de seus inimigos...
E Jonatas sempre assumindo sua posição de reconciliador e mediador de seu amigo Davi, sendo responsável por vários livramentos de morte, que seu pai armava contra seu amigo Davi.
Nós como amigos devemos cobrir nosso irmão, não expor ainda mais, se ouvirmos algo constrangedor a seu respeito; devemos sempre sermos reconciliadores de nossos amigos e até intervirmos quando algo vir manchar seu nome. Não agirmos politicamente sempre medindo e calculando qual o lado que está ganhando; sempre sermos justos, porém amáveis!!!
Sendo assim amizade de Davi e Jonatas a cada dia crescia mais, e fizeram um pacto no capitulo 20 de I Samuel , estreitando os laços!

Sabe, em uma amizade e em qualquer tipo de relacionamento vão haver sempre problemas, diferenças, pensamentos diferentes, mas nada disso fere a essência que esta dentro de cada um de nós. As lâminas e facas precisam de atrito para serem amoladas, os diamantes precisam de atrito para serem lapidados e ficarem lindos!!
Quando somos bons amigos para nossos amigos, quando somos ótimos esposos para nossas esposas, quando somos bons filhos para nossos pais, boas ovelhas para nossos pastores, bons funcionários para nossos patrões... temos a benção de Deus e as promessas dEle em nossas vidas se cumprem, não devemos queimar etapas! Se não amarmos nosso irmão a qual podemos ver, não podemos amar ao Senhor a quem não vemos. E detalhe! Não vemos o Senhor pq justamente não amamos nossos semelhantes, pq o desejo dEle é que possamos vê-lo!!!


Davi alcançou a promessa! Davi pode ver o Senhor!!!


II Samuel 01, relata a morte de Saul e Jonatas (amigo de Davi), sendo assim, Davi toma posse de seu reinado e escreveu a história do mais bem sucedido rei que Israel teve, sendo conhecido como o homem segundo coração de Deus e o poeta dos salmos!!!

No seu reinado de vitórias, conquistas, ainda teve espaço pra mais um troféu na galeria enorme de Davi, a gratidão!!!!

A gratidão é a conquista que todo amigo deve almejar, o homem que é grato ele se torna vitorioso e respeitado; se torna digno perante os homens e perante a Deus!!

Davi foi grato a Jonatas por toda sua vida, exemplo disso vemos em II Samuel capitulo 9, quando ele pede para que procure um descendente de seu amigo Jonatas, e encontram a Mefibosete um cara aleijado, esquecido e pobre,e sua familia!! Davi mostra sua gratidão depois de anos de sua aliança com Jonatas seu falecido amigo, colocando Mefibosete para comer com ele na sua mesa real e restituir todas as terras que foram de Saul a ele e sua familia...

Devemos aprender com essa história de amizade, fidelidade e gratidão!!Quantas vezes não cumprimos coisas que falamos a nossos irmãos em vida, quanto mais na morte!!! Vamos dar mais valor a nossos amigos, vamos ser mais fiéis, vamos ser mais gratos e sermos menos egoistas e falsos!!! Esse é o desejo de Deus para mim e para vc meu irmão:

Que busquemos a UNÇÃO DO AMIGO!!!!!

Nenhum comentário: