domingo, 6 de abril de 2008

Envelhecendo Espiritualmente??


Estava sendo confrontado pelo Espirito Santo essa semana sobre, envelhecer espiritualmente!! É isso, existe sim!!!
A Palavra diz que não se remenda pano novo em pano velho, pq remendando o pano novo ao velho o msm se rompe!!! Mat 9:16 / Marcos 2:21 / Lc 5:36
Quando nossos conceitos estão envelhecidos, somos como panos velhos que o Senhor não pode revelar coisas novas ( pano novo), nossa mente não suporta!!! Qd somos panos envelhecidos ficamos frágeis e esquecidos pelas pessoas, já viu alguém gostar de roupas velhas???
Quando nossos conceitos não são renovados pelo Espirito Santo todos dias, estaremos entrando em fase de envelhecimento espiritual, podendo chegar a morte espiritual!!

As certezas e conhecimento > A combinação exata de todo orgulho,auto suficiência e independência do Espirito. Letra > Morte Espirito > Vida II Corintios 3:06

Conformidade é um ponto crucial para quem não se renove em Deus, o entendimento perde o foco da vontade de Deus, não se transforma... Rom 12:02

O sacerdote Eli é um exemplo claro do envelhecimento espiritual. Eli foi o primeiro sacertode de Israel, Eli presenciou todas as manifestações de Deus ao lado de Moisés, quando Israel foi livre do Egito e também no deserto presenciou todo sobrenatural de Deus. E Deus chamou Eli e toda a sua descendência ao sacerdócio. I samuel 2:28

Sentir-se exclusivo, insubstituivel faz- nos pessoas orgulhosas e esse sentimento impede a renovação do Espirito Santo...

Sabe! O conhecimento, sermos pessoas informadas, esclarecidas em Deus, culturalmente avançadas, termos várias experiências Espirituais, isso tudo é muito bom e necessário!!! Mas vc sabe o que diferencia o remédio do veneno?? Só a dose em que são manipulados.

Temos que ter cuidado para não nos tornarmos criticos, chatos, céticos, frios e autosuficientes!!!

Eli estava nessa condição espiritual, veja em I Samuel 2: 30,31 e 32 / Esse envelhecimento que a Palavra fala não se relaciona a idade de Eli, e sim o envelhecimento espiritual!!!

No verso 35 o SEnhor expressa a sua vontade para nós, Ele diz que suscitaria um sacerdote que obraria segundo o seu coração e sua alma; O coração e a alma de Deus é jovem ( renovável ).

Eli se tornou desobediente, conformado, soberbo, orgulhoso, ocioso, estagnado, não tinha mais visão de Deus e todo o povo já podia perceber isso!! I Samuel 03:02

A lâmpada que simbolizava a presença de Deus já estava se apagando, e isso refletia em sua falta de discernimento em não perceber que o Senhor chamava ao jovem Samuel.

De maneira nenhuma estou falando de idade aqui, conheço muitos anciãos que tem sua vida completamente renovada, sua visão completamente aberta ao que o Senhor está falando hoje!!

E conheço tb jovens como eu , ungidos, esclarecidos espiritualmente, que ja passaram por muitas experiências incríveis no Senhor , mas que correm o risco de envelhecer espiritualmente, estão se tornando verdadeiros juízes espirituais, tudo decorrente de toda sua bagagem espiritual, com seus conceitos apurados, ostentadores de uma posição de verdadeiros sábios, mestres filósofos que só querem colocar seus pontos de vista acima de tudo, rabujentos exortadores, profetas implacáveis sem amor, que podem chegar ao estágio de sacerdote velho Eli ...

Entenda essa palavra é para mim!! O Espirito Santo me exortou a ter cuidado com minha vida espiritual, afim de que eu me renove nEle todos os dias, aprendendo a entender e amar mais as pessoas, amar mais a sua Noiva, que ainda que eu não concorde com alguma coisa de alguém eu não possa ferir com a aparente "espada da verdade" sem amor, que eu passe mel em minha língua ao exortar alguém e tenha a humildade de ouvir mais que falar!!

Para que eu não envelheça ou morra espiritualmente, que eu absorva toda a juventude de DEus!!!

" Quando pensamos que sabemos todas as respostas, Deus vem e muda todas as perguntas!!!"

Nenhum comentário: