sábado, 20 de fevereiro de 2010

Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso você não quer!!


Em Atos dos apóstolos 3 temos um fato bastante conhecido, da cura de um aleijado de nascença que todos os dias era colocado na porta do templo chamada formosa, para pedir esmolas. Pedir oquê? pedir esmolas?

É um pouco intrigante um aleijado está a porta da dita "casa de Deus" para pedir esmolas e não para pedir cura, isso retrata muito uma realidade que é vista nos dias de hoje...não conheci aquele aleijado pessoalmente para tentar aqui explicar a falta de fé dele de estar na porta casa de Deus tantos anos e não pensar em pedir a cura ao invés de prata ou ouro, mas conheço uma porção de pessoas com muitos problemas, e não estou falando só de saúde, como problemas seríssimos na alma, que vão todos os dias a "casa de Deus" e ao exemplo do aleijado de Atos não pedem o realmente o que necessitam, pedem prata e ouro também!!
Há também pessoas tão calculistas que antes de construir qualquer relacionamento primeiro analizam: O que essa pessoa pode me favorecer mais tarde? esses tipos de pessoas estão por toda parte calculando o que dizer, como agir, como posso tirar proveito desse situação... rs
Estão sempre em lugares extratégicos para tentar se favorecerem de alguma forma, talvez aquele aleijado pedia para aqueles que o traziam todos os dias, para o colocarem exatamente naquele horário e naquela porta chamada formosa, derrepente ali dava mais dinheiro, ele podia então sair dali satisfeito. Para quê andar? se eu possso me prevalecer disso todos os dias para ganhar mais prata e ouro...talvez fosse esse o pensamento calculista desse aleijado.
Essas pessoas calculistas não querem muito saber o que você têm além da prata e do ouro (que não só aponta para dinheiro, mais também para qualquer tipo de status)quando Pedro disse ao aleijado: não tenho prata nem ouro! Ele estava dizendo: olhe para mim, não tenho nada material para te oferecer, mais tenho dentro de mim uma excência de poder que pode te curar!
E se agente analisar de outro ângulo a reação de Pedro e João, talvez eles perceberam a mesma coisa que estou aqui abordando, note que quando o aleijado pede emola para eles, Pedro e João olharam bem para ele e dizem: Olhe para nós!! talvez querendo eles dizer: Pow cara passamos por aqui todos os dias e já sacamos qual é a sua!!
E continuando analisar essa história por esse ângulo do jeito Pedro de ser(rsrs)Pedro pegou e disse: Cara não tenho prata e nem ouro, e mesmo se eu tivesse não te daria, mas o que tenho isso te dou! Levanta-te e anda em nome de Jesus!! e observe que a palavra diz que Pedro o segurando pela mão ajudou-o a levantar, não dando nem espaço pro aleijado querer ficar daquele jeito mais um pouquinho. afinal! ele estava ganhando um trocado legal e as pessoas tinham compaixão dele...
Eu estou fazendo uma conjectura desse fato que ocorreu em Atos 3, para de alguma forma tratar de coisas que presenciamos dentro e fora de nossas igrejas. Talvez o aleijado de Atos 3 já estava tão acostumado a não andar, afinal, seu problema era de nascença! que não estava se importando muito com isso, talvez também ele já estava tão familiarizado com aquele ambiente frio, hostil e sem sobrenatural de Deus que jamais ele iria acreditar que dois caras um dia iriam ter a autoridade de orar por ele e o fazer andar... afinal, é mais fácil dar uma esmola do que fazer o cara levantar né?
Esse sentimento se agrava cada vez mais em nossa sociedade, as pessoas não querem ter trabalho algum, fazem tudo improvisadamente. Para elas o incômodo já é o suficiente para que elas arrumarem uma forma temporária de resolver os seus problemas...
E os governantes e líderes sejam eles religiosos ou não também se aproveitam desse processo para não fazer nada que traga uma solução definitiva!!

Aqui fica uma reflexão para todos nós, a que nos voltemos para o que verdadeiramente importa para nós,não sejamos como aquele aleijado na porta do templo sempre a espreita de algo que o satisfaça temporariamente e aproveitarmos tudo o que Deus quer nos dar sem pensar em "prata e ouro" sem pensar em nossos interesses materiais, aproveitarmos nossas amizades de forma saudável e pura sem ficar calculando quando a mesma vai nos favorecer mais tarde...

Não tenho prata nem ouro mas o que tenho você vai querer???

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Calor e Ardor - Fenômeno ou Sinal?


Rio 50° graus???????!!! o que é isso?!

Nessa terça-feira dia 09 de Fev, o RJ se transformou no 2° lugar mais quente do mundo, afetando todos os moradores que experimentaram uma sensação termica de 50°C , temperatura essa que ganhou até do deserto do Saara. Um fenômeno ou sinal? Sinal de quê? ...

Lendo Apocalipse cap. 07:09 ao 17 .Pude observar que João viu uma grande multidão que ninguém podia enumerar, essas pessoas eram pessoas de todas as nações, tribos e raças. Que chegaram diante do trono do cordeiro, vestidos de roupas brancas,com palmas nas mãos, que representa vitória. Esses quem são? (o anjo perguntou). E João não sabia! Então Ele respondeu: "Esses são os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do cordeiro. Razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu Tabernáculo. Jamais terão fome, ou sede, NÃO CAIRÁ SOBRE ELES O SOL, NEM ARDOR ALGUM, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para fontes da água da vida.E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. "

Não quero filosofar em cima da palavra de Deus, mais me chama a atenção o fato de que os que estão nessa visão, estão vindo da grande tribulação e sofreram grandes atrocidades como a fome, sede e interessante a palavra citar o CALOR e o ARDOR como algo marcante nessa multidão que chega diante do trono do cordeiro. não quero especular nada, mais tenho uma impressão que esse grande aumento na temperatura é um grande sinal daquilo que ainda está por vir, os sinais apontam os finais dos tempos e o começo das dores. Senti de compartilhar essa palavra para gerar em nós temor e coragem de avançar em pregar o evangelho do Reino... Arrenpendei-vos pois é chegado o Reino dos Céus!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Profético ou Patético


O que mais tem nos incomodado é sempre não ter algo que é original, que é verdadeiro, que tem efeito e frutos... hoje é quase comum a palavra "profético" está associada a qualquer seguimento em nossas congregações, está havendo uma saturação e uma banalização dessa palavra e assim trazendo desvalorização do sentido da mesma. Quando nós generalizamos um conceito esse mesmo perde todo seu valor! Hoje em dia tudo é profético, um modismo que põe em cheque todos os outros segmentos e funções no corpo de Cristo, pq nos dias de hoje as coisas que são evangelisticas ou pastorais... não são tão expressivas quanto ao profético?

A adoração por exemplo, o que significa adoração profética? É a adoração que profetiza algo, uma adoração que traz a realidade do céu para terra, vc nunca pode profetizar para Deus e sim por Deus, profecia não é aquilo que sai da terra para os céus e sim o que vem dos céus para terra.
Temos o exemplo de Elizeu e o tangedor, algo era liberado, enquanto o tangedor tocava vinha o poder de Deus. II Reis 3:15
Nem sempre as canções são proféticas, nem sempre elas trazem algo sobrenatural em seu conteúdo, embora isso é o que temos que buscar diáriamente, uma conexão com os céus! não estou desvalorizando algo que vivo e amo, mais quero trazer um entendimento sobre todas essas coisas. Por exemplo existem mitos de que depois do "profético" e da dita "adoração expontânea" houve-se um movimento contra qualquer tipo de técnica, estudo ou preparo... isso é mentira e não é saudável!! Temos que nos preparar para tocar, Deus não quer que escolhamos entre uma coisa ou outra, (Técnica vs Unção) Em Salmos 19:07 fala sobre isso!!
Precisamos da música para o evangelismo, na libertação de muitos, como Davi tocava sua harpa para que a opressão demoniaca saisse de Saul, precisamos da música também para nosso ensino, o povo de Israel faziam canções contando os feitos do Senhor, como eles foram libertos do Egito, como Deus os livravam de seus inimigos... a música tem grandes funções no Reino de Deus, pena que em muitos lugares ela seja usada como intreterimento dos seus membros e para impressionar seus visitantes. "Olha os nossos músicos como tocam!!!" rsrs (patético)
Eu até fico pensando na galera dos anos 80 do cenário da música "gospel" , os caras que faziam verdadeiras poesias, suas canções muito trabalhadas harmonicamente, e os arranjos? nem se fala!! esses caras derrepente ao olhar o cenário de hoje, imagine:"que porcaria é essa?"
Acho que rolou um abismo entre essas gerações, eles não compreenderam esse tempo e nem nós valorizamos o seu trabalho, e despresamos aqueles que cavaram pedras, pagaram um preço, enfrentaram preconceitos e muitas outras dificuldades. e hoje vemos nossos "artistas" recebendo homenagem no Raul Gil, sendo distribuidos por Somlivre... rsrsrs (quem diria!) Patéticos!!
Vamos recuperar nossos poetas que retratam a vida com Deus de forma que seja refletida em palavras humanas a glória do Deus eterno, toda a Sua criação, seus feitos e elogios a Ele...
Existem um som do céu que está querendo vir pra terra, eu sei e creio nisso!mas acho q Deus tb se agrada quando pegamos nosso violãozinho, que não se compara com todos os instrumentos que estão nos céus, com as nossas vozes que não se comparam com as vozes angelicais e com nosso intelecto que não se compara com toda a Sabedoria de Deus, que nunca ninguém nessa terra pode compreender... pegamos e fazemos uma canção que elogia a grandeza de um Deus, inconfundível, incalculável, eterno, Senhor e criador de todas as coisas!!
É como uma criança quando pequena faz um desenho tentando agradar ao seu pai, e faz aquela confusão e o pai quando vê, fica todo choroso, quando vê aquele borrão com o nome escrito encima todo garranchado : Pai
Meus irmãos o que estou querendo dizer, e falo isso com temor pq falo como homem, Deus se agrada tb das músicas que fazemos pra Ele, que não são ditas "proféticas", são elogios, são tentativas humanas de uma poesia, que tenta assim agradar com um borrão nosso PAI.
Entenda! Deus não precisa da nossa música, Ele se agrada da nossa música Ele não precisa!!É privilégio cantar, tocar, compor, profetizar... para Ele!! vc concorda?
Patéticos seremos se despresarmos uma das imensas coisas que Ele tem nos proporcionado como filhos de Deus, hoje principalmente no RJ os melhores músicos, estão tocando para pessoas que estão envolvidos direta ou indiretamente com a propagação do império das trevas... eu oro para que haja um equilíbrio e um despertar em nossos dias, para que nós que nos intitulamos proféticos não desprezemos aquilo que talvez aos nossos olhos não fazem parte de nossas habilidades, talvez não desempenhamos bem as letras poéticas e as harmonias trabalhadas, econtremos um ponto de equilíbrio em aceitar e a resgatar todas as coisas para o Reino de DEus!!! Samba, MPB , Maracatu, Jazz, Blues, Boça Nova, Samba enredo, Funk, Rock ...

"Não sejamos Patéticos em só acharmos que somos proféticos, e nos tornar-mos enérgicos com aqueles que são ecléticos e tb com nossos irmãos que exercem um ofício poético , sejamos frenéticos em divulgar esse Reino que não é só para evangélicos!! A graça da garça, a arte de viver na lama sem sujar as vestes!! " rsrs eu tenteii