quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Profético ou Patético


O que mais tem nos incomodado é sempre não ter algo que é original, que é verdadeiro, que tem efeito e frutos... hoje é quase comum a palavra "profético" está associada a qualquer seguimento em nossas congregações, está havendo uma saturação e uma banalização dessa palavra e assim trazendo desvalorização do sentido da mesma. Quando nós generalizamos um conceito esse mesmo perde todo seu valor! Hoje em dia tudo é profético, um modismo que põe em cheque todos os outros segmentos e funções no corpo de Cristo, pq nos dias de hoje as coisas que são evangelisticas ou pastorais... não são tão expressivas quanto ao profético?

A adoração por exemplo, o que significa adoração profética? É a adoração que profetiza algo, uma adoração que traz a realidade do céu para terra, vc nunca pode profetizar para Deus e sim por Deus, profecia não é aquilo que sai da terra para os céus e sim o que vem dos céus para terra.
Temos o exemplo de Elizeu e o tangedor, algo era liberado, enquanto o tangedor tocava vinha o poder de Deus. II Reis 3:15
Nem sempre as canções são proféticas, nem sempre elas trazem algo sobrenatural em seu conteúdo, embora isso é o que temos que buscar diáriamente, uma conexão com os céus! não estou desvalorizando algo que vivo e amo, mais quero trazer um entendimento sobre todas essas coisas. Por exemplo existem mitos de que depois do "profético" e da dita "adoração expontânea" houve-se um movimento contra qualquer tipo de técnica, estudo ou preparo... isso é mentira e não é saudável!! Temos que nos preparar para tocar, Deus não quer que escolhamos entre uma coisa ou outra, (Técnica vs Unção) Em Salmos 19:07 fala sobre isso!!
Precisamos da música para o evangelismo, na libertação de muitos, como Davi tocava sua harpa para que a opressão demoniaca saisse de Saul, precisamos da música também para nosso ensino, o povo de Israel faziam canções contando os feitos do Senhor, como eles foram libertos do Egito, como Deus os livravam de seus inimigos... a música tem grandes funções no Reino de Deus, pena que em muitos lugares ela seja usada como intreterimento dos seus membros e para impressionar seus visitantes. "Olha os nossos músicos como tocam!!!" rsrs (patético)
Eu até fico pensando na galera dos anos 80 do cenário da música "gospel" , os caras que faziam verdadeiras poesias, suas canções muito trabalhadas harmonicamente, e os arranjos? nem se fala!! esses caras derrepente ao olhar o cenário de hoje, imagine:"que porcaria é essa?"
Acho que rolou um abismo entre essas gerações, eles não compreenderam esse tempo e nem nós valorizamos o seu trabalho, e despresamos aqueles que cavaram pedras, pagaram um preço, enfrentaram preconceitos e muitas outras dificuldades. e hoje vemos nossos "artistas" recebendo homenagem no Raul Gil, sendo distribuidos por Somlivre... rsrsrs (quem diria!) Patéticos!!
Vamos recuperar nossos poetas que retratam a vida com Deus de forma que seja refletida em palavras humanas a glória do Deus eterno, toda a Sua criação, seus feitos e elogios a Ele...
Existem um som do céu que está querendo vir pra terra, eu sei e creio nisso!mas acho q Deus tb se agrada quando pegamos nosso violãozinho, que não se compara com todos os instrumentos que estão nos céus, com as nossas vozes que não se comparam com as vozes angelicais e com nosso intelecto que não se compara com toda a Sabedoria de Deus, que nunca ninguém nessa terra pode compreender... pegamos e fazemos uma canção que elogia a grandeza de um Deus, inconfundível, incalculável, eterno, Senhor e criador de todas as coisas!!
É como uma criança quando pequena faz um desenho tentando agradar ao seu pai, e faz aquela confusão e o pai quando vê, fica todo choroso, quando vê aquele borrão com o nome escrito encima todo garranchado : Pai
Meus irmãos o que estou querendo dizer, e falo isso com temor pq falo como homem, Deus se agrada tb das músicas que fazemos pra Ele, que não são ditas "proféticas", são elogios, são tentativas humanas de uma poesia, que tenta assim agradar com um borrão nosso PAI.
Entenda! Deus não precisa da nossa música, Ele se agrada da nossa música Ele não precisa!!É privilégio cantar, tocar, compor, profetizar... para Ele!! vc concorda?
Patéticos seremos se despresarmos uma das imensas coisas que Ele tem nos proporcionado como filhos de Deus, hoje principalmente no RJ os melhores músicos, estão tocando para pessoas que estão envolvidos direta ou indiretamente com a propagação do império das trevas... eu oro para que haja um equilíbrio e um despertar em nossos dias, para que nós que nos intitulamos proféticos não desprezemos aquilo que talvez aos nossos olhos não fazem parte de nossas habilidades, talvez não desempenhamos bem as letras poéticas e as harmonias trabalhadas, econtremos um ponto de equilíbrio em aceitar e a resgatar todas as coisas para o Reino de DEus!!! Samba, MPB , Maracatu, Jazz, Blues, Boça Nova, Samba enredo, Funk, Rock ...

"Não sejamos Patéticos em só acharmos que somos proféticos, e nos tornar-mos enérgicos com aqueles que são ecléticos e tb com nossos irmãos que exercem um ofício poético , sejamos frenéticos em divulgar esse Reino que não é só para evangélicos!! A graça da garça, a arte de viver na lama sem sujar as vestes!! " rsrs eu tenteii

2 comentários:

Lucas Campos de Oliveira ( Marinelli ) Blog disse...

Benção . . realmente é isso mesmo que tu falou.. A graça da garça.. é isso aew . Deus abençoe

M.Raner (ESTRATAGEMA DE DEUS) disse...

a graça da garça, a arte de viver em meio a lama sem sujar as vestes!