sábado, 20 de fevereiro de 2010

Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso você não quer!!


Em Atos dos apóstolos 3 temos um fato bastante conhecido, da cura de um aleijado de nascença que todos os dias era colocado na porta do templo chamada formosa, para pedir esmolas. Pedir oquê? pedir esmolas?

É um pouco intrigante um aleijado está a porta da dita "casa de Deus" para pedir esmolas e não para pedir cura, isso retrata muito uma realidade que é vista nos dias de hoje...não conheci aquele aleijado pessoalmente para tentar aqui explicar a falta de fé dele de estar na porta casa de Deus tantos anos e não pensar em pedir a cura ao invés de prata ou ouro, mas conheço uma porção de pessoas com muitos problemas, e não estou falando só de saúde, como problemas seríssimos na alma, que vão todos os dias a "casa de Deus" e ao exemplo do aleijado de Atos não pedem o realmente o que necessitam, pedem prata e ouro também!!
Há também pessoas tão calculistas que antes de construir qualquer relacionamento primeiro analizam: O que essa pessoa pode me favorecer mais tarde? esses tipos de pessoas estão por toda parte calculando o que dizer, como agir, como posso tirar proveito desse situação... rs
Estão sempre em lugares extratégicos para tentar se favorecerem de alguma forma, talvez aquele aleijado pedia para aqueles que o traziam todos os dias, para o colocarem exatamente naquele horário e naquela porta chamada formosa, derrepente ali dava mais dinheiro, ele podia então sair dali satisfeito. Para quê andar? se eu possso me prevalecer disso todos os dias para ganhar mais prata e ouro...talvez fosse esse o pensamento calculista desse aleijado.
Essas pessoas calculistas não querem muito saber o que você têm além da prata e do ouro (que não só aponta para dinheiro, mais também para qualquer tipo de status)quando Pedro disse ao aleijado: não tenho prata nem ouro! Ele estava dizendo: olhe para mim, não tenho nada material para te oferecer, mais tenho dentro de mim uma excência de poder que pode te curar!
E se agente analisar de outro ângulo a reação de Pedro e João, talvez eles perceberam a mesma coisa que estou aqui abordando, note que quando o aleijado pede emola para eles, Pedro e João olharam bem para ele e dizem: Olhe para nós!! talvez querendo eles dizer: Pow cara passamos por aqui todos os dias e já sacamos qual é a sua!!
E continuando analisar essa história por esse ângulo do jeito Pedro de ser(rsrs)Pedro pegou e disse: Cara não tenho prata e nem ouro, e mesmo se eu tivesse não te daria, mas o que tenho isso te dou! Levanta-te e anda em nome de Jesus!! e observe que a palavra diz que Pedro o segurando pela mão ajudou-o a levantar, não dando nem espaço pro aleijado querer ficar daquele jeito mais um pouquinho. afinal! ele estava ganhando um trocado legal e as pessoas tinham compaixão dele...
Eu estou fazendo uma conjectura desse fato que ocorreu em Atos 3, para de alguma forma tratar de coisas que presenciamos dentro e fora de nossas igrejas. Talvez o aleijado de Atos 3 já estava tão acostumado a não andar, afinal, seu problema era de nascença! que não estava se importando muito com isso, talvez também ele já estava tão familiarizado com aquele ambiente frio, hostil e sem sobrenatural de Deus que jamais ele iria acreditar que dois caras um dia iriam ter a autoridade de orar por ele e o fazer andar... afinal, é mais fácil dar uma esmola do que fazer o cara levantar né?
Esse sentimento se agrava cada vez mais em nossa sociedade, as pessoas não querem ter trabalho algum, fazem tudo improvisadamente. Para elas o incômodo já é o suficiente para que elas arrumarem uma forma temporária de resolver os seus problemas...
E os governantes e líderes sejam eles religiosos ou não também se aproveitam desse processo para não fazer nada que traga uma solução definitiva!!

Aqui fica uma reflexão para todos nós, a que nos voltemos para o que verdadeiramente importa para nós,não sejamos como aquele aleijado na porta do templo sempre a espreita de algo que o satisfaça temporariamente e aproveitarmos tudo o que Deus quer nos dar sem pensar em "prata e ouro" sem pensar em nossos interesses materiais, aproveitarmos nossas amizades de forma saudável e pura sem ficar calculando quando a mesma vai nos favorecer mais tarde...

Não tenho prata nem ouro mas o que tenho você vai querer???

Nenhum comentário: